data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
A data caiu como uma luva, ou como um mistério de um filme de suspense: sexta-feira, 13. O mês veio para reiterar as crenças e superstições: agosto, popularmente dito o mês do cachorro louco. É neste dia que a cervejaria Zagaia Brewery, de Itaara, lança o rótulo Lobisomen do Perau, inspirado nas lendas que mergulham na história de Santa Maria e Itaara desde os anos 1990.
Leia também:
Foi capturado e engarrafado o lobisomem do Perau
O mais recente produto da fábrica não deixou a sexta-feira 13 passar batida e chama-se Lobisomen do Perau. A bebida é inspirada nas histórias que dão conta do aparecimento do homem que se transforma em lobo desde a década de 1990, na Estrada do Perau, no Campestre do Menino Deus, e em cidades vizinhas, como São Sepé. Em 2017, o assunto voltou a pautar a comunidade e foi tema de sessão na Câmara de Vereadores.
Uma série de mistérios ronda a lenda do lobisomem, na crença popular, suas aparições seriam nas sextas-feiras de lua cheia, e ele só pode ser morto com um tiro de bala de prata. A marca Lobisomem do Perau não deixa de fora da garrafa essas peculiaridades. A cerveja é para paladares exigentes, pois é forte e intensamente lupulada. Um longo e persistente amargor está presente no retrogosto, mas sem aspereza, em outras palavras, de arrepiar o pelo, promete o fabricante. Ela é direcionada ao público de 'hop heads', que são aqueles que estão sempre buscando maior intensidade de aromas de lúpulos.
A Lobisomem do Perau começa a ser comercializada nesta sexta-feira nos melhores bares de Santa Maria. Para quem preferir uma experiência ainda maior, como conhecer o processo de fabricação de uma cerveja e degustar a bebida direto do tanque, a cervejaria abre suas portas nos sábados, das 14h às 19h, para visitação. A empresa fica na Estrada Alcides Pinheiro, 5.360, em Itaara.